Telemarketing





Telemarketing é o termo que designa a promoção de vendas e serviços por telefone. Atualmente, o termo foge deste corpo, ao abranger também cobranças e outros serviços, como atendimento ao consumidor e o suporte técnico, por telefone.
O telemarketing é feito por empresas especializadas trabalhos de divulgação e de orientação aos clientes de vários segmentos do mercado, sendo praticado em grandes ambientes denominados call centeres ou centrais de atendimento, chamadas de SAC, que significa serviço de atendimento ao cliente, permitindo variantes, como o SAT, serviço de atendimento ao telespectador


Telemarketing Receptivo


O profissional que atua como operador de telemarketing trabalha efetuando vendas por telefone ou atendimento ao cliente. O telemarketing call centerserve para trabalhar fazendo a ligação da empresa com seus clientes, sendo através da promoção de vendas ou SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). As empresas de telemarketing estão crescendo todos os dias em sua atuação, há muitas vagas operador de telemarketing.


Para atuar na área de serviços de telemarketing o profissional deve buscar qualificação, esta pode ser obtida através da própria empresa contratante, pois diversas delas oferecem curso de telemarketing. O trabalho de telemarketing é dividido em duas categorias, em sua grande maioria.


O telemarketing ativo e receptivo. O telemarketing ativo consiste no contato partindo do próprio cliente, para efetuar vendas ou apresentar produtos e serviços.


O telemarketing receptivo é aquele no qual a empresa, através de seus operadores de telemarketing, recebem ligações dos clientes para que estes efetuem uma compra via telefone ou até mesmo possam tirar dúvidas e aprender como utilizar determinado produto. Em casos de venda, as ligações externas são sempre consequências de um estímulo provocado pela ação da propaganda de resposta direta. É também chamado In Bound, que significa salto para dentro, ou seja, a iniciativa se dá de fora da empresa para dentro.


Para ser um bom operador de telemarketing devem-se ter algumas características como boa comunicação, atuar bem em conjunto com o computador, ser cordial, calmo, ter etiqueta ao telefone e principalmente conhecer bem todos os produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Para ingressar neste ramo é necessário segundo grau, ter um curso de operador de telemarketing, é bom ter experiência em recepção ou atendimento a clientes. Os operadores de telemarketing que possuem experiência podem tornar-se líder ou supervisor de Call Center ou SAC. Procure profissionalizar-se para ter perspectivas de crescimento.


Telemarketing Ativo


Atualmente o trabalho de telemarketing é feito por empresas de telemarketing especializadas. Estas empresas podem ser do ramo de divulgação, vendas telemarketing ou responsável pelos SAC (Serviço de
Atendimento ao Cliente). O ambiente onde este tipo de trabalho é feito é conhecido como telemarketing call center (centrais de atendimento). Há muitas vagas operador de telemarketing o setor está em plena expanção.
É um trabalho que exige ser paciênte, cordial, ter boa comunicação, bom trabalho em equipe, concentração e boa sinergia com o computador. Para se inserir neste ramo de operador de telemarketing é necessário ter o segundo grau completo, ter um curso de telemarketing, algumas vezes ofertado pela empresa contratante e alguma experiência no atendimento ao público.


As principais funções de um operador de telemarketing são atender o telefone, responder questões dos clientes pelo telefone, anotar os questionamentos, faz registros no computador, disponibiliza informações e conselhos, pode também vender produtos ou serviços, além de fazer um acompanhamento de venda através de cartas, fax ou e-mail.


Os operadores de telemarketing trabalham em Call Centers (escritórios especializados em atendimentos telefônicos) ou SAC (serviços de atendimento ao consumidor). Trabalham com o auxílio do telefone e computador. Podem trabalhar em horário parcial ou integral, noite, fins de semana, turnos rotativos. Seu trabalho inclui o contato diário com pessoas diferentes.


O telemarketing não está baseado somente no ramo de vendas telemarketing, como muitos pensam. O telemarketing pode ser receptivo quando o cliente liga para a empresa buscando efetuar uma compra ou esclarecer dúvidas. O trabalho de telemarketingpode ser também do tipo telemarketing ativo aquele no qual o operador de telemarketing procura seus clientes ou potenciais clientes para realizar vendas ou fazer um esclarecimento necessário. Este processo de vendas, através do telemarketing, pode representar uma forma mais fácil, para o cliente de adquirir produtos ou serviços, e também mais barata para a empresa. Este contato traz a possibilidade de um elo de ligação entre empresa e cliente.